domingo, 12 de outubro de 2008

Uma questão de confiança.

"Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver" Salmo 116




Este Salmo tem um significado especial em minha vida. Não apenas pela segurança e tranquilidade que o salmista transmite, mas também pelo fato de estar presente em momentos muitos especiais pelos quais passei.


Lembro-me de haver feito um estudo sobre ele, quando ainda era conselheira dos jovens em minha igreja, e ter frisado bastante esta imagem "inclinou ...seus ouvidos".

E ainda hoje, ela me impressiona sobremaneira. A atenção, o carinho demonstrado no ato de se "inclinar". Fico imaginado a figura amorosa do pai, com paciência e atenção, ao se inclinar para ouvir o filho, parando todos os outros afazeres e dedicando-se exlusivamente em atender ao filho. Sempre que me deparo com ela, vem junto à memoria cenas explícitas de carinho paternal que fui alvo.

Embora de temperamento forte, autoritário, aliás genético, meu pai sempre teve esta disposição, de ouvir e atender. Creio que seja característica intrinseca a todos, ou a maioria, dos pais.

Bom, por que estou, em plena manhã de domingo (deveria estar na escola dominical), escrevendo sobre isso? É que estou vivendo um momento delicado de minha vida, relacionado a minha saúde. Os útimos quarenta dias têm sido de exames médicos e consultas. Confesso que extremamente desgastantes, cansativos e às vezes constrangedor.

Mas, ao que tudo indica, estamos na reta final. Nessa segunda feira, dia 13, teremos a definição do procedimento que sera adotado pela equipe médica que esta cuidando de mim. Certo é que será um tratamento cirúrgico que, como se sabe, sempre traz um tanto maior de cuidados.

Meus amigos e familiares, têm-se revezado na preocupação e atenção para comigo. Alguns com a gravidade (??) do caso, outros com minha disposição emocional para enfrentar o que esta por vir. Mas todos, invariavelmente todos, cada um dentro de sua própria fé, tem-se colocado em orações e súplicas pela minha saúde, o quê me enche de alegria e gratidão.

De todos os nomes pelos quais conheço o Senhor, meu Deus (li um texto sobre isso ainda hj, vá lá: http://jamasaindanao.blogspot.com/), no momento tenho usado, e muito, de Pai Eterno, ou da Eternidade. Há momentos em nossa vida que essa noção de eternidade é imprescindível, embora não o sejamos, saber que Ele é, conforta o nosso coração. E a eterna disposição para ouvir, em tempos que os ouvidos, no geral são moucos, e atender, justificam a nossa fé em Seu amor incondicional.

E qual pai que não inclinaria os ouvidos, ouviria e atenderia a um filho em súplica? Mais ainda o nosso Pai Eterno, estará sempre pronto a inclinar seus ouvidos e ouvir as nossas preces, claro que dentro de sua sabedoria e onipotência, pois é certo que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus".

Portanto, queridos todos, posso garantir que estou confiando e descansando nas promessas do Pai Eterno, e espero que todos estejam também e, ainda citando o salmista:

" Volta , minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo."