quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Mudanças II - a reação




E veio a quimio!!!!!
Depois de muita confusão, pra variar.
Essa coisa de plano de assistência médica é algo assustador. Vc só realmente descobre que é uma droga, depois que paga anos e precisa usar "de verdade". É tipo assim: o pedido não chegou, embora tenham informado que ele foi enviado há 5 dias, a aprovação demora 3 dias úteis, e a quimio tá marcacada pra ontem. Enfim, ninguém sabe, ninguém viu.
Até que a Patty tomou as rédeas, ou melhor, o telefone, e não sossegou enqto não acharam o dito pedido, aprovaram e enviaram de volta para realizar a quimio.
Claro que eu estava assustada. A gente sabe das reações que essa medicação provoca, naúseas, vômitos, dores e nem sei mais o quê. Mas com a consciência que é a caminho para a cura, fomos, lindas e louras, eu e minha fiel escudeira Patty.
A sala onde é realizada a aplicação é extremamente agradável, cores suaves, janelões que dão pra Lagoa do Taquaral, uma tv, enfermeiras competentes, que tratam os pacientes com dedicada atenção e extremo carinho.
Foram quatro saquinhos. Daqueles parecidos com soro, sabe qual, né?
Patty sentou na cadeira ao lado da minha, e enqto a enfermeira preparava a medicação, nos demos as mãos, e qdo a aplicação começou, oramos e choramos.Eu tinha certeza de que naquele momento, além de nós duas ali, outras tantas pessoas estavam conosco, em oração, e durante quase três horas ficamos ali, conversamos, rimos, fizemos planos e confiamos.
E acabou, e voltamos pra casa.
Reações??? Bem, estou hoje no quinto dia pós quimio, e tive dor de cabeça na noite de domingo, e só!
Claro que ainda podem ocorrer reações outras, cair o cabelo deve ser uma delas (não me sabia tão vaidosa, acredita???rs), mas estamos confiantes.
Voltei ao trabalho ontem. Foi muito bom encontrar meus colegas, receber o carinho deles, perceber no olhar da maioria, um certo alívio. É.....essa doença assusta.
Bom, estou bem e confio que Deus esta operando não só no tratamento, como também no propósito desse acontecimento em minha vida, de minha família e amigos.
Afinal, nada é por acaso, não é????


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mudanças




Algumas já são bem visíveis, por exemplo: o cabelo!
Das longas madeixas alouradas, restam boas lembranças, estavam lindas e continuam, agora guardadas no meu armário, prontas para se tornarem "reversíveis", se é que me entendem.
Agitação sempre foi minha receita. Acordava a 200km por hr. Sempre fui assim. Assustei o então marido, quando na lua de mel, acordei às 6 da manhã! As filhas não eram adeptas e sempre diziam: Mãe, menos, tá? Dá pra ser mais devagar?
Nunca pude. Andei sempre depressa, falei depressa, agitei, fiz, cobrei.
Agora, como diz a canção: Ando devagar porque já tive pressa....
E preciso aprender a esperar.
Esperar a cicatrização, o início da quimio;,a reação da quimio, o resultado da quimio, a analise dos exames, o parecer dos médicos e....... nada disso esta sob meu controle, ou do meu tempo.
Mas, além dessas mudanças, que eu chamaria de comportamento, há outras, que são as que mais me preocupam.
Elas estão ocorrendo dentro de mim, e ao meu redor.
Não fazia parte das minhas preocupações diárias, analisar cada passo e atitude e suas consequências.
Tudo parece que se revestiu de uma grandeza e uma importância até então desconhecida.
Preciso me alimentar bem, meu organismo tem que estar preparado para receber o remédio, que embora devastador, é nossa esperança.
Os pequenos, ou grandes dissabores têm que ser digeridos com calma, estresse ou depressão nessa altura só complicam a situação.
A demora nas respostas, deve ser encarada como maior oportunidade para assimilar o que ocorre ao redor, exercício diário de paciência e perseverança.
Enfim, elas estão aí, a cada minuto, mudanças com as quais tenho aprendido a viver, e a cada dia a lição se torna mais preciosa.
E vamos que vamos.......a quimio vem aí!!!!



domingo, 2 de novembro de 2008

Uma luta

Pois é, começou há exatos dois meses.
Mas nessa última quinta, depois do gongo soar, pelo fim do primeiro round, voltei pro banquinho e, descobri que é a luta mais importante da minha vida.
Claro que essa descoberta me assustou, sensibilizou, emocionou e por que não dizer "me baqueou", jogou no chão, mas não fui a nocaute e nem irei, já vou avisando!!
Meu pai costumava dizer que nas lutas o importante era saber "encaixar" o golpe, ou seja, saber recebê-lo e amenizar o sua força e consequente estrago. Tô fazendo isso.
Será uma luta árdua, dura, eu sei.
Mas tenho do meu lado uma torcida incomparável, que já vem se manifestando desde o início. E tenho mais, meu Deus que nunca me desamparou, e nem o fará, tenho certeza.
Nossa casa tem estado cheia de amigos queridos, telefonemas do Canadá, do Pará, de sampa. Tenho certeza outros ainda virão.
Todos amados, queridos, preocupados e disponíveis para o que der e vier.
A Neide já quer ir a sampa comprar uma peruca pra mim, pode??? Já avisei: só se for loira!!!!! A Michele quer (no dizer dela) subir agora em um avião e vir pra cá!!!
E o cuidado de minhas filhas??? Não dá pra descrever!!! E a ajuda incomparável do Ronaldo???
Todos ótimos, perfeitos!!!
E a maioria ao se despedir de mim, pergunta: O que mais eu posso fazer por vc???

Pois eu vou aqui, responder a vcs todos:

Por favor, não chorem por mim ou comigo!!!!
Briguem (mas não exagere, Emilio!), chamem minha atenção! Eventualmente se eu balançar, fraquejar durante a luta, gritem forte, alto.....me estimulem, jamais passem a mão em minha cabeça, concordando que é duro, dificil.
Sou movida a energia, a desafios, e é isso que espero, que me estimulem na luta, vibrem com minhas vitórias e não me deixem esmorecer em pequenas derrotas.
Porque o mais, meus queridos, vcs já tem feito, demonstrado todo amor e carinho por mim, coisas que não tem preço, eu sei.
E eu os amo muito mais por conta disso, tá???
Então é isso, lutem comigo, please!