domingo, 28 de dezembro de 2008

Caçadoras de Pipa


Vinicius tem umtexto sobre "Amigos" que eu adoro, principalmente a parte que diz:
" A alguns deles não procuro, basta-me
saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir
em frente pela vida."

Costumo dizer que sou privilegiada, pois tenho mais amigos do que posso contar nos dedos de uma mão. Amigos sinceros, daqueles que vc pode contar sempre, em qualquer situação.
Tive demonstrações das mais diversas nesse sentido, por conta dessa doença (por que a gente reluta tanto em dizer o nome da dita??? pois vou dizer), por conta desse câncer que me pegou desprevinida.
Foram muitas, mas duas em especial, quero contar aqui:

Conheço a Elisete há uns 30 anos (nossa!!!!), estudamos juntas na faculdade, demos todos os "pinduras" que tínhamos direito. Ficamos um período meio que afastadas, exceto por alguns contatos esporádicos. Eu me casei logo que terminei a facul e ela tocou a vida profissional. Alguns bons anos mais tarde nos reencontramos, ela como minha "chefe". E nossa amizade continuou, como se não tivesse o tempo passado. Algumas vezes ela me disse que eu era a "irmã" que Deus havia lhe dado, já que na família tem só o Kiko e o Valter.
Posso afirmar, com certeza, que ela tem sido muito mais que irmã. Sua preocupação comigo, sua ajuda, seu estímulo tem sido essencial no meu tratamento. Sua preocupação ultrapassa palavras, são ações, atitudes. Providencia remédios fitoterápeuticos, visitas constantes, telefonemas quase que diários. No dia que meu médico ligou e disse que a possibilidade de NÃO ser câncer era de 5%, foi pra ela que liguei, arrasada. Em poucos minutos, ela estava aqui em casa, pronta pra me confortar, estimular e consolar tb.

Conheço a Michele há quase tanto tempo quanto a Elisete. Trabalhamos juntas em um clínica na época que eu fazia a facul. A proximidade foi devido a nossa crença, ela menonita e eu presbiteriana, fora o "pelo no peito" dos homens, não sei muito bem qual a diferença (ela vai me matar ao ler isso....rs).
Fomos madrinhas de casamento uma da outra e agora, passados os anos, nos perguntamos se essa foi a causa de nossos casamentos não terem dado certo, brincadeira.
Há 16 anos ela mora no Canadá, e há 10 não nos víamos. Lembro que, quando do falecimento de meus pais, ela ficou sabendo e ligou pra mim, choramos e ela lamentou: "Como em um momento como este, eu não estou perto de vc?"
Foi sabendo do meu processo todo de exames e médicos via email, até que decidiu: "Desta vez eu posso estar perto de vc, primeira semana de dezembro estarei aí". E veio! E foram quinze dias deliciosos, conversamos muito, abrimos e fechamos nossos baús de lembranças, cuidou de mim no piores dias de reação da quimio, passeamos, tomamos café da tarde na Romana, e choramos como crianças no aeroporto.
Uma tarde, quando chegavamos em Hortolândia, ela, com sua inseparável câmera (coisa de gringo mesmo, né??), observou que sempre que tentava fotografar um menino soltando pipa, não conseguia. O Erik, seu filho mais novo, havia lido o livro, e ela queria mostrar a ele, como acontecia, de verdade. Vi algumas no céu, e falei: "vamos atras delas" . Ela não acreditou, e perguntou: Vc faria isso? Eu que estava dirigindo, e ela sempre se preocupava em não me cansar. Rodamos algumas quadras e achamos o menino que empinava a tal pipa, esse da foto.
E eu poderia ter respondido a ela, e tb a Elisete, como Hassan, o do livro: Por vc eu faria isso mil vezes.
Porque eu sei que somos, nós três, caçadoras de pipas, sempre dispostas a fazer pela outra, o que for preciso e quantas vezes for necessário.
Nesse momento quem precisa sou eu, e a disposição de vcs, em fazerem "até mil vezes" me anima a ir em frente, sempre e sempre.

Sentimentos como amor e amizade não se explicam, sentimos e só.



quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Quando Deus quer falar conosco....




Hoje recebi minha segunda aplicação de quimio.
Tive a companhia carinhosa da Patricia e da Michele, que como sabem, veio especialmente do Canadá para estar comigo.Dessa vez só oramos, sem choro. Saímos da clínica e fomos almoçar no shopping, e acabamos voltando pra casa bem no final da tarde.
Quanto a quimio, da mesma forma que a primeira, recebi bem, sem reações significativas, talvez um tiquinho de enjôo, mais nada.
Em casa, Thais me avisou que D. Maria Helena já havia ligado diversas vezes para falar comigo, mas não deixara nenhum recado.
Bom, primeiro é melhor eu explicar quem é a D. Maria Helena! É uma senhorinha muito gentil, que é minha cliente há quase 10 anos. Não, a culpa não é minha. Faço a regularização imobiliáia de dezenove imóveis doados a nove bebeficiários. Ela é uma dos nove. Como diriam meus colegas: é um embrólio.
Há uns três anos, eu e Dra. Vera, uma colega, trabalhamos juntas na solução da venda de uma gleba do tal embrólio, e de tão bem sucedida, os clientes ficaram nossos "amigos", como é o caso da D. Maria Helena.
Então (lá vou eu, Mi...rs), toca o telefone e, quem é??? Claro, D. Maria Helena! Contou que ficara muito triste qdo soube de minha doença, que estava orando por mim, e contou que havia no dia anterior ligado pra Dra. Vera, por conta de alguns dúvidas sobre questões jurídicas e, sugeriu de forma bem enfática que eu também deveria ligar pra ela. Agradeci seu carinho e atenção e, desligamos.
Vindo dessa forma, e de D, Maria Helena, não tive dúvidas, em seguida liguei pra Vera.

O Senhor Nosso Deus, tem maneiras maravilhosas de nos mandar respostas às nossas dúvidas, incertezas e indagações, de nos demonstrar seu amor, carinho e atenção.

A Vera ficou surpresa com a minha ligação, falei que D. Maria Helena havia me ligado e sugerido que eu ligasse pra ela. Perguntei se estava tudo bem com ela e seu esposo. E ela começou a me contar, vou tentar ser suscinta, se é que eu consigo:


A Vera tem CÂNCER DE OVÁRIO, como eu!
A Vera esta CARECA, como eu!
A Vera tem um médico, Dr. TORRES, como eu!
A Vera tem uma ONCOLOGISTA, que é a da EQUIPE da minha!
A Vera faz quimio na CLINICA RADIUM, eu também faço quimio na CLINICA RADIUM!

Isso mesmo, da mesma forma que eu, ela sofreu uma cirurgia, e não pode retirar o tumor por conta de sua extensão. Fez três sessões de quimio e teve uma redução de mais de 50% do tumor, fez mais três e seu Ca 125 (exame de sangue medidor do nivel da presença do câncer, que era, antes da cirurgia 1.600, esta em 6!!!!!!!!!!)
Agora em janeiro, fará a cirurgia para a retirada do tumor, e me disse feliz, que esta curada.E insistiu que essa vitória ela deve às orações de todos e de sua fé na obra do Senhor.

Por que tô contando tudo isso???? Ahhhhh...........porque apesar de toda força que tenho recebido, de vez em qdo a gente dá uma "baqueada" e Deus, esse Pai carinhoso e atento à minha carência e pequenez, usou minha querida D. Maria Helena e a Vera para me dizer, que Ele continua operando curas (A Michele disse uma vez que era o que Ele mais gostava de fazer, e pelo jeito, não mudou) e que eu também posso ser curada.

A Vera ESTA curada, eu também SEREI, me aguardem!!!!!

*"E por que andais ansiosos...???
Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam........Nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como qualquer deles.
Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outras, mulheres de pequena fé."

* Tenho certeza que Papai do Céu autoriza essa pequena "liberdade ou licença literária".


domingo, 7 de dezembro de 2008

Semana de Niver.......


Então......foi uma semana e tanto!!!
Diria que foi uma montanha russa, mais altos e baixos, impossível!!!
Não garanto contar tudo na ordem correta, mas prometo tentar...
Comecei a segunda indo ao trabalho, que já havia retomado há alguns dias. No final do dia, ao tomar meu banho.....surpresa...(nem tão surpresa assim, né???) alguns fios de cabelo estavam na minha mão e não na minha cabeça!!!!!
Dia seguinte, véspera de niver: convite especial (irrecusável) para o almoço, ótimo.....adoro comemorar o niver, antes, durante e depois do dia. Vamos lá....banho e.......é...cabelos nas mãos, outra vez!!!
Almoço foi perfeito. Comida perfeita. Companhia mais que perfeita!!! Com direito a presente e presente (Flower by Kenzo), e abraço gostoso e beijo (muito) bom.
Fim de tarde, conversa marcada com a Juliana. Quando chego lá, passo a mão no cabelo e mostro pra ela: É, Tânia, talvez esteja na hora de .......E estava mesmo.
Saí de lá e liguei pra Dona Nenê, pra Elisete, peguei a Thais no trabalho e fomos pra Valinhos.
De presente de niver ganhei uma versão "Julia Roberts", a versão Tânia (feita com meu próprio cabelo), precisava ser finalizada pelas mãos da Dani.
Quarta feira, Happy birthday to me......trabalho pela manhã, presente, abraços e beijos.
Às 15:30hs, Dani me aguardava. Máquina três, corte na versão Tânia by D. Nenê.
Dani ficou muito emocionada, afinal ela havia cortado meus longos cabelos, e agora, dinovo os cortava, e na minha cabeça! É certo que D. Nenê fez um trabalho primoroso, mas vamos combinar que a Dani arrazou!!!!.
Saí de lá renovada, eles estavam de volta, de onde não deveriam ter saido.....nada como ter cabelos ao vento outra vez!!! (nem tanto vento assim, né???Caso contrário não consiguiria mantê-los na cabeça..rsrs)
Quinta foi normal, exceto pelo fato da casa estar uma zona, porque a "pequena" reforma iniciada na segunda continuava, e a ajudante do lar faltou!
Enfim, sexta feira...... Michele chegando, e lá fui eu, à la Julia Roberts.
A saudade batendo forte. Abraços, beijos, risos e choro.......Dez anos, mas é como se nunca tivessemos deixado de nos ver.....a amizade é a mesma, coisas importantes acontecidas nesse período nos fizeram mais próximas, mais fortes, se é que isso seja possível...rsrs
Sábado!!! Yeah.....Festa....Uebaaaaaaa.......
Hora do banho......e.....é.....quase todos nas minhas mãos e pouquíssimo na cabeça. Era esperado, mas mesmo assim, muito estranho!!!
Mais de trinta amigos queridos estiveram no local que escolhemos pra comemorar minha vida, todos tão amados, tão presentes nesses tempos difíceis.....a noite foi demais!!! Faltaram alguns, que perdôo, porque estiveram em pensamento, e no meu coração.
E assim foi a semana do meu niver.....amei cada minuto ( mentira, detestei alguns, sério!!!)
Agora, deixa eu contar uma coisa, cá entre nós.......não é fácil perder os cabelos.
Pense bem, se para os homens (alguns) é complicado, imagine pra nós, mulheres, que contamos com eles como parte essencial de "acessório de beleza". Confesso que quando me olho no espelho, acho muuuuuito estranho, esquisito e até feio. Mas, no geral, não constumo passar o dia na frente de um, então, quando estou comigo, e SEMPRE estou comigo, de Julia Roberts ou Tânia by D. Nenê, procuro me reconhecer, e ainda consigo.
Espero continuar a ser eu mesma, em qualquer das versões que eu use. Afinal, essa mudança não esta prevista dentre aquelas causadas pela quimio, está?