sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A Revolta da Glicoproteína Ca 125

Título estranho?? Eu explico:

Que nós mulheres somos responsáveis pela perpetuação da espécie humana neste planeta (com pequena, porém efetiva, participação masculina), todos sabem.
E para cumprir tal missão, fomos equipadas com "instrumentos" próprios: útero, trompas e ovários.
Ocorre que, nem sempre dominamos o funcionamento desse equipamento, que por vezes toma as rédeas da situação e enlouquece, fabricando, por conta e risco (nosso), excesso de substâncias que acabam por criar problemas sérios.
Os tais dos ovários fabricam essa aí do título, que recebe o nome de Ca 125, não me perguntem a razão, talvez o google tenha a resposta.

O nível aceitável dessa glicoproteína (minha próxima cachorra terá esse nome, adorei!!), em um organismo saudável, é de até 35 U/ml.

Dia 10/10/08 o nível constatado no organismo desta blogueira que vos escreve, era de, nada mais, nada menos que 6.989,0 U/ml. Vamos combinar que, pouca coisa acima do normal, certo?
Foi nesse momento que, meu médico disse que minhas chances de NÃO ter câncer de ovário, eram de 5%.
É, fiquei mesmo foi nos 95%, constatados na cirurgia do dia 30/10.
Foi quando comecei minha luta. Minha????? Que nada!
Naquela ocasião escrevi um post que vou destacar uma parte:

"Por favor, não chorem por mim ou comigo!!!!
Briguem (mas não exagere, Emilio!), chamem minha atenção! Eventualmente se eu balançar, fraquejar durante a luta, gritem forte, alto.....me estimulem, jamais passem a mão em minha cabeça, concordando que é duro, difícil.
Sou movida a energia, a desafios, e é isso que espero, que me estimulem na luta, vibrem com minhas vitórias e não me deixem esmorecer em pequenas derrotas."


E foi o que aconteceu! Tive torcida organizada que muitas vezes entrou em campo comigo:
A família toda, sobrinhos, amigos, alguns mais próximos: Elisete se encarregou dos fitoterápeuticos: Aloe Vera (eca!!!!) e graviola;Michele veio do Canadá, e passou comigo os piores dias;Solange e Rubinho incansáveis; Neide com a cromoterapia; Emilio quase nunca brigando, e sempre se preocupando; Esther em promessa; Laene, vigiando; Léa velando e rezando; igrejas orando, tantas que nem sei o numero certo, mas tenho certeza de que Ele sabe.

Torcida de dar inveja ao SPFC e Corinthians, sem camisa ou boné personalizado.

Hoje, sexta feira 23 de janeiro de 2009, depois de três sessões de quimioterapia,
algumas dores,alguns quilos a mais e todo cabelo a menos, tenho novo resultado e o nível do tal Ca é: 521,0 U/ml. Mais de 80% de redução da danada da Glicoproteína!

Não é o final da guerra, eu sei, ainda temos que baixar esse número ao nível normal, para depois fazer nova cirurgia, mas sem dúvida ganhamos uma batalha. Na verdade estamos na metade, tenho exames e na terça, a quarta quimio.

Agradeço a todos e cada um, que de seu jeito, esteve presente até agora e, peço, não desistam, porque eu não vou desistir, e conto com a ajuda de vcs.

Agradeço as orações, e continuo contando com elas.

Agradeço a Deus, que tem me abençoado e a minha família, dando forças para enfrentar esse período, sendo certo que nos manterá até o final, a fim de que se cumpra a SUA vontade em nossas vidas.

E vamo que vamo.......que o tempo não para.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Quero colo, vou fugir de casa.....


Há algum tempo me descobri dona de meu próprio nariz.
Não saí na rua em passeata de protesto exigindo liberdade e igualdade a qualquer preço, a vida se encarregou de trazê-las pra mim.
Tenho me vangloriado do fato de resolver todas as questões, quer emocionais, profissionais ou financeiras por minha conta e risco, arcando, sem reclamar, dos prejuízos e sem alardear, os sucessos.
Nas questões afetivas, priorizei minhas filhas, meus amigos, meus (poucos)familiares. Claro que, em determinados momentos elegi algum amigo que mereceu uma atenção maior (tb num sou de ferro, né??rs) mas nada que comprometesse minha liberdade e individualidade.
Não sei explicar muito bem como, ou porque isso aconteceu. Talvez a perda de meus pais, e depois a separação tenham me feito criar essa "proteção" contra possíveis novas perdas.
E assim fui tocando a minha vida, até.....
Ontem.
Ontem me encontrei tão livre, tão "eu" tão só, tão orfã.
Procurando um abraço daqueles que envolvem a gente inteira, que nos fazem sentir protegida, confortável, com um ombro macio pra recostar a cabeça, fechar os olhinhos e ... "desabar", mas....nada!
Chorei por telefone pra amiga lá no Canadá, chorei no msn, lendo emails de amigos solidários, chorei no consultório da psicóloga e no carro, sozinha.
Mas não passou a vontade de colo, do abraço, do aconchego, do calor humano......
E pensar que ainda há quem saia (até de vestido...hehehehe) em luta armada em nome dessa tal de liberdade, individualidade e os kambaus!

Tudo bem, vai passar...quem sabe um chocolate, ou uma barra inteira ajudem, não dizem que supre a carência?

Fugir de casa, nessa idade.....é....não vai dar!!!!

(texto escrito em outubro/08)

domingo, 4 de janeiro de 2009

Ensaio sobre a Carequice


Nada como sentir na própria pele, no caso na cabeça, para entender melhor e respeitar certas imposições da vida, ou do tempo, se for o caso.
Como é sabido, a reação mais visível às aplicações de quimioterapia é a queda dos cabelos.
No meu caso, no 14º dia começou a queda, no 16º passei máquina zero.
E começou aí uma nova e estranha experiência pra mim.
Claro que já tive contatos com pessoas desprovidas de cabelos na cabeça! Algumas como eu, por reação química, e outras, tendo como causa o tempo, a genética e outras. Mas nunca havia parado para pensar no que era realmente, ser careca.
Achava engraçada aquela marchinha de Carnaval "é dos carecas que elas gostam mais...", até por não imaginar que razões "elas" teriam para essa preferência.
Confesso que muitas vezes fui cruel, ao fazer brincadeiras com indivíduos que tentavam suprir a ausência, com adereços nada simpáticos.
Lembro especialmente de um, que chegava ao trabalho e tinha que passar sob a janela do meu departamento e, quando eu estava lá, não continha o riso e comentários com demais colegas. Também, vamos combinar que ele dirigia com o vidro do carro aberto e, nem sempre, a peruca resistia no lugar certo, acabando por provocar situações inusitadas (na verdade, engraçadas mesmo!) Isso sem contar que, ele não tinha apenas uma, era eclético e gostava de inovar em cores.
E eu, no alto da minha sabedoria (?????), pensava e, não contente em pensar, falava: Por que ele não assume a careca e pronto??? Todo mundo já sabe que ele é!!!!
Pois bem, agora eu sei!!!!
Não se pode imaginar a transformação na vida de uma pessoa que se vê sem os seus cabelos, na cabeça!!!
Aqueles que vão perdendo com o tempo, tem a vantagem de irem se acostumando gradualmente, mas, mesmo assim, não ficam isentos dos transtornos.
No meu caso, como é repentino, o susto é grande!
Sem contar a falta de informações:
Como se lava a careca: shampoo ou sabonete? Tem shampoo pra cabelo seco, oleoso, liso, encaracolado, mas não achei um pra sem cabelo!
Seca com toalha ou secador??
Sabiam que ela sente frio? Calor? Transpira? Fica sensível pra caramba?
Que tem os engraçadinhos que, além das piadinhas, tipo: bola de bilhar, aeroporto de pernilongo, querem passar a mão, como se fosse a barriga do Buda, pra dar sorte?????
Querem dar beijinhos, como se fossemos bebes?????

Tudo bem que há alguma vantagem nisso! Tinha que haver, certo? ECONOMIA!!!

Economia de energia, o banho fica mais rápido.
Economia do shampoo, condicionador ou sabonete.
Economia de energia (traveis), porque mesmo que vc opte por secar com o secador, é bem mais rápido que secar cabelos.
Economia de tempo, as perucas estão (devem estar) sempre penteadas, prontas para o uso.

Por tudo isso, e mais um pouco, somos criaturas que merecemos respeito.

Inclusive aqueles (tipo, euzinha!) que passam a usar adereços, no intuito de "disfarçar" ou "amenizar" a ausência dos cabelos, tipo: lenços, faixas e perucas, que além de suportar todos os desconfortos que mencionei, ainda estão sujeitos a suportá-los sob perucas quentes, que muitas vezes se recusam a ficar no lugar.
Conselho 1: Nunca vire a cabeça muito rapidamente, ela pode NÃO acompanhar seu movimento!
Conselho 2: Sempre que passar por um espelho, pare, olhe, verifique se a "dita" esta no lugar, principalmente depois de abraços calorosos.......esses são fatais!

Mas respeito mesmo, merecem os carecas assumidos! Tomei-me de amores por eles! Digo, os carecas mesmo! Aqueles que assumem a carequice sem subterfúgios, ainda que, eventualmente façam uso de algum adereço (chapéus ou bonés), o fazem com charme e elegância. Sem dúvida são seres especiais, dotados de sensibilidade, compreensão, auto confiança e, geralmente: inteligentes.
Tem coisa melhor que homem inteligente???? (Tá....até pode ter, mas não estou falando disso!)
Conheço alguns que, além de inteligentes são extremamente charmosos, cavalheiros, espirituosos, "xerosos" e tantas outras cositas mas.
Ou seja, passageira ou definitiva, a careca é um diferencial a ser considerado com respeito e admiração por quem a assume, sem constrangimento e com orgulho.

Portanto aderi a musica e passo a tê-la como uma Ode, um Hino:
Nós, nós os carecas

Com as mulheres somos maiorais
Pois na hora do aperto
É dos carecas que elas gostam mais

Não precisa ter vergonha
Pode tirar seu chapéu
Pra que cabelo? Pra que seu Queiroz?
Agora a coisa está pra nós, nós nós...

E não ria, um dia pode ser vc!!!!!!!!!