sábado, 5 de março de 2011

18 meses depois......

Não me perguntem, porque não saberei responder.


Simplesmente os dias foram passando, trazendo mudanças, umas boas, outras nem tanto, só sei que fui abandonando meu blog.


O quê me leva a concluir que talvez devesse mudar o título "Simples Assim" para "Nem tão Simples Assim"!


Mas não o farei, talvez por principio, ou quem sabe por teimosia (ainda acredito que possa ser "simples assim"!


De qualquer maneira, acho que devo, um breve relatório sobre o período ausente.


Pelos relatos, devem lembrar que eu havia feito minha última quimio pós cirurgia em outubro de 2009.


Fiquei então em "observação", repetindo o tal do exame CA 125, quase todos os meses.


O indice mais baixo que atingiu foi de 13, em fevereiro de 2010, e então.....recomeçou a subida...32......758!!!!


Pois é......RECIDIVA!


Recebi a notícia em uma tarde de sexta feira, no mês de maio, pelo acesso ao exame via internet.


Contei ao meu colega de trabalho que estava ao lado, peguei minhas coisas, vim para casa. A segunda pessoa a saber foi a Michele,liguei para o Canadá, contei....choramos, oramos e continuamos confiando no cuidado do Senhor.


O problema maior era contar em casa. A Thais, eu sabia que receberia a noticia, aparentemente bem, e diria: É? Não se preocupe, vamos retomar o tratamento e tudo vai dar certo, vc vai ver!


Já a Patricia, bem......ela é outra história. A vida dela nesse período outubro08-mai009, havia tido uma mudança radical, o amor aconteceu na sua vida, como um presente pelo período que ela passara comigo, sofrendo com o tratamento e suas consequências.


Mas, sem alternativas, tive que contar, o que não foi nada facil, como eu previa, muito choro, muita dor e muito questionamento.


Exatamente uma semana depois, na sexta feira, outro resultado de exame trouxe novas emoções, para todos nós: Patricia estava grávida!!!


Como agradeci a Deus!!!! Tenho certeza de que era a maneira dEle nos dizer, para vivermos cada dia de uma vez, e confiarmos nEle.


E assim foi.......o tratamento do cancer continuou, claro, e agora com mais energia: tenho um neto para conhecer!!!!!


E foi assim para outras coisas também: viajei.....muito!


Praia, passeios, Miami (fazer o enxoval do Miguel), e .....finalmente: CANADÁ!!!


A viagem dos meus sonhos, a visita que eu devia para minha grande amiga.


E foi simplesmente maravilhosa!!!! Tudo o que fizemos, conhecemos, conversamos, choramos, rimos,nunca vou esquecer. Tenho vívidas em minha memória cenas especiais, como as da janela do quarto dela, após uma nevasca,o sol refletindo no gelo dos galhos, e nós deitadas na cama, apreciando; eu sentada no sofá da sala, quietinha, olhando a lareira e o pensamento voando; o Lucas me trazendo chá, e também nos levando ao shopping com tanta paciência. Isso tudo é para sempre!


De volta pra casa, foi esperar poucos dias para o Miguel chegar, mas como não sou de ficar quieta, quis fazer justiça com "minhas próprias mãos" e saí correndo atras da Manuela, que havia roubado um lençol do varal e rasgado todinho!(Claro que a idéia foi da Zara), um tombo e....cotovelo quebrado.
O projeto de ficar 30 dias só por conta da Patty e do Miguel, forma por água abaixo!

Mas nada ofuscou o brilho e a alegria da chegada do nosso pequeno no dia 4 de janeiro, perfeito, saudável e....lindo (é....sou coruja sim, e daí???rs)


Todos os dias quando olho para ele, dou graças a Deus por sua misericórdia e seu cuidado para conosco!



Bom, agora vou explicar o porquê do retorno ao blog:



Acabo de ver pela GNT a reprise de uma entrevista da Dra. Nise Yamagushi à Marilia Gabriela.


Fiquei impressionada com essa oncologista! Não só por seu conhecimento e reconhecimento internacional, mas como também pela postura diante da doença e de seus pacientes. Ela ressaltou a importância de estimularmos em nós, a observação da vida, da importância de cada pequena coisa, de gestos e pessoas, da disposição para a vida, porque viver vale a pena.



Tive esse compromisso comigo, quando assumi ter esse blog, e, por um tempo, esqueci. Não que eu tenha mudado minha postura frente a doença, pelo contrário: após a recidiva em maio de 2009, reiniciei a quimioterapia. Aplicações a cada 21 dias, que deveriam ser 6. Na terceira tive uma reação alérgica muito forte, o que levou a oncologista, a mudar a medicação, e reiniciar o processo, ou seja, mais 6 aplicações. Fiz a última dia 21.02. Agora devo repetir todos os exames para nova avaliação.



Essa medicação é bem mais tranquila que a primeira, as reações são menos agressivas. Meus cabelos até cresceram!! Tudo bem que eles estão bem esquisitos, nada parecidos aos que cairam....mas são meus cabelos de volta!

Foi nesse aspecto que mais me chamou a atenção na entrevista, a certeza de que há pessoas envolvidas em estudos e métodos de tratamento e cura do câncer que causem menos transtornos, que apesar da doença, a pessoa possa ter qualidade de vida, principalmente para saborear coisas tão simples da vida, como uma xícara de chá quentinho no inverno do Canadá.

Enfim, continuo na luta.....mas feliz e confiante, na certeza de que Deus proverá as forças necessárias para enfrentar todas as batalhas que vierem, e também comemorar as vitórias, que são certas!



P.S.: Espero não demorar tanto para voltar a escrever!!!!


Claro, não poderia deixar de postar a foto da razão da minha alegria e corujice: Miguel




















Um comentário:

Unknown disse...

Olá Tania, estou emocionada com vc e a sua luta contra o cancer e pela vida!!PARABENS!!
Você já ouviu falar da terapia de Gerson? ela é feita junto com a convencional ( quimio, essas coisas) infelismente não há clinicas autorizadas no Brasil a aplicarem a terapia de Gerson, mas há um livro em ingles que foi atualizado pela filha dele, com as informações desse livro voce pode fazer a terapia em casa mesmo ( dá trabalho...mas eu acho que a vida vale a pena!!). digita "terapia de gerson" no google que vc vai conseguir informações!! Bjs, estou torcendo por vc! muita saude e muita vida pra vc!! Ah! só mais uma coisa vc é LINDA!!!!
deboranicoleit@uol.com.br