quarta-feira, 23 de setembro de 2009

GPS .....Eu quero!!!!

Não sou muito familiarizada com aparelhinhos tecnológicos. Quando acontece de comprar um novo celular, ou qualquer outro que requeira programação e que tais, peço a ajuda preciosa da Thais. Ela sim, é perita no assunto. Então eu digo: leia o manual e depois me conte só o que eu realmente precise saber.

Bem, esses últimos dias foram de transtorno absoluto por aqui, porque tive minha quimioterapia da terça, dia 15, recusada pelo meu plano de saúde (ou de Plano de Doença, como diz um amigo meu).

Entre idas e vindas a Campinas, Americana, na tentativa de resolver a questão, restou que precisamos ir para São Paulo, na segunda dia 21, levar uma intimação direto na sede do tal plano médico.

Não tive dúvidas, peguei a Thais de motorista e o GPS emprestado da Elisete, e fomos pra lá.

Gentem!!!!! Que coisa maravilhosa é a tecnologia!! Achei demais o tal aparelhinho. Simplesmente digitamos o endereço do nosso destino, e ele nos levou até lá, indicando (com uma voz maravilhosa, diga-se de passagem) todas as ruas a seguir, as curvas a fazer e quando chegamos disse: Você chegou ao seu destino. E num é que era verdade??? Sem errar uma entrada sequer, e ainda avisa quando há radar na rodovia!!! E se, por alguma razão, vc teimosamente, entrar na rua errada, o danado refaz o caminho pra vc!!!!


Confesso, me apaixonei pelo tal aparelhinho, principlamente porque eu nasci desprovida de bússola, sou daquelas que se perde no estacionamento do shopping.

Em um determinado período, fui diversas vezes a Santo André (não conto a razão nem sob tortura..rsrs), e era simples, pegar a marginal Tietê, Av. do Estado e ir embora. Pois não é que eu conseguia errar todas as vezes???
Costumo dizer que sei ir, com certeza, a dois lugares em Sampa: Shopping Eldorado, e Mercado Municipal. Não exija mais que isso de mim, é perda de tempo!

Mas, meus problemas se acabaram!!!! Com o tal do GPS (traduzido pelo mesmo amigo, já citado, como Guia Para Sonsos ou Guia Patetas e Sensenso), de agora em diante, irei a qualquer lugar, pode????


É tipo esse aqui:





Daí que me veio uma idéia: do jeito que a tecnologia nos surpreende a cada dia, com suas inovações, quem sabe, quando eu sair do "hangar" (porque eu VOU sair, com certeza!!!!) já tenham criado o GPS (Global Positioning System, ou,em português, Sistema Global de Posicionamento), para localizar a posição exata do NAMORADO IDEAL!!!!!



Fala sério!!! Seria perfeito, não??? Como o tal aparelhinho que temos hoje,a gente digitaria as características desejadas do "alvo", e a nova criação nos avisaria com antecedência, os radares ou melhor, defeitos do dito cujo, as curvas levemente a esquerda ou direita, as acentuadas para nos desviarmos de obstáculos que, certamente, sempre acabariam em DRs (Discutir a Relação, coisa que nenhum ser humano merece nessa altura do campeonato)intermináveis, e quando, por fim, o DITO fosse localizado, a voz bonita do rapaz do aparelhinho diria: Você encontrou o seu AMOR!!!!!!


E aí, era só "correr pro abraço"......simples assim!!!!


Hummmm.......acho que tô pedindo muito, né? Bem, mas não custa nada (ainda) sonhar!!!


P.S.: Fiz quimio ontem. Foi a penúltima!!! Estou bem, até que comece o esperado CD.




domingo, 13 de setembro de 2009

Um ano depois.......


Há exatamente um ano atrás nascia esse blog, assim:

É apenas uma tentativa, vamos ver no que vai dar!
Pois então, parece que os próximos dias serão de cama e meditação. Sendo assim, já que dei a idéia, tomei pra mim tb, vou tentar manter o espaço com minhas impressões sobre a vida, pessoas e sentimentos (não necessariamente nesta mesma ordem).

Estive revendo os post que escrevi durante esse ano, pouco falei sobre minhas impressões sobre a vida, pessoas e sentimentos.
O blog acabou se tornando a maneira mais fácil de manter meus amigos (e poucos inimigos) informados sobre minha saúde, e todo o processo que veio acontecendo desde aquele setembro.
Muita coisa aconteceu, e quando escrevi que seriam "dias de cama", não fazia a menor noção de quão verdadeiro seria essa afirmação.
Quanto a "meditação", foram mais momentos de introspecção do que meditação, muitas vezes de silêncio, e poucas de choro, mas nunca de dúvida!
Na proxima terça feira devo receber a 11ª aplicação de quimio. Digo que "devo", porque depende do resultado do exame de sangue que farei amanhã (resultado sai no final da tarde).
Da última vez, quando Dra. Laura olhou o resultado do exame disse: é, pode fazer a quimio. O resultado esta normal para um organismo que já tomou nove quimio, tá cansado! Eu disse: Cansado??? Ele tá de saco cheio, e eu também!! Laura disse: Estamos!!!! E todas rimos.
Bem, mas voltando: um ano!!!
Tantas coisas aconteceram nesses doze meses! Foram duas cirurgias e dez aplicações de quimio, tem os 17 quilos adquiridos, inchaço, canseira, CD , algum enjoo e muito, mas muito carinho!
Quando pedi que me ajudassem, que lutassem comigo, eu sabia o quê estava fazendo!
A torcida continua firme e forte, até porque ainda estamos na guerra, mas temos vencido todas as batalhas até agora.
Diante do quadro que nos foi apresentado, da gravidade, de um exame que apresentava o louco número de 6.989 U/ml estamos hoje em 29,6 U/ml!!!
Em um ano!!!
Não vou dizer que foi fácil, mas também não foi tão dificil assim.
Aprendi muitas coisas, talvez até tenha ensinado algumas.
Aprendi a contar os dias, um de cada vez, a vivê-los um de cada vez. A ser paciente e ter paciência. A reconhecer a limitação do meu corpo, mas não da minha fé. A orar sem ter palavras, e saber que Deus estava alí perto, de ouvidos inclinados. A conhecer melhor meus amigos e entender e aceitar a reação que cada um teve diante da minha doença. Aprendi que a careca sente frio e calor, e quando os cabelos nascem, são fininhos como os de bebês, e que eles caem outra vez se vc recomeça a quimio. Aprendi que quem importa, não se importa com sua careca ou seus quilos a mais.

Tudo isso em um ano!!!!

Pois é, quando dei o título de "Simples Assim" para o blog, acreditava mesmo que tudo poderia ser simples assim, e não é que foi???

Há um ano eu tinha câncer, hoje não tenho mais, SIMPLES ASSIM!!!!!

Parabéns, meu blog.......vc sobreviveu aos meus piores CDs!!!!

sábado, 12 de setembro de 2009

Hai kai


Quando era adolescente, gostava de ler no jornal que meu pai comprava, as "tirinhas". Dentre elas, minha favorita era a que levava o título do post: Hai Kai

Decorei apenas uma, de tantas que li: Livre pensar, é só pensar.

Não me lembro do autor, mas gostava a simplicidade dos pensamentos.

Hoje sei que Hai kai é coisa de japonês, ao menos foi lá que começou esse jeito sintético de poetizar, o que me leva a pensar que tenha sido aí a origem da alta tecnologia deles. Conseguem por em um chip o mundo inteiro de informações.

Hai kai "é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade."

Alguns exemplos:

outro outono
no chão entre as folhas
sonhos de verão

Ricardo Silvestrin


Florada de ipês!
Meu pai também se alegrava
Em tarde como esta...

Teruko Oda


O ipê distraido
pinta de amarelo
a grama do parque


Jorge Fernando dos Santos



fera ferida
nunca desiste -
luta pela vida

Carlos Seabra


primavera
- até a flor do algodão
quer ser amarela

Wilson Bueno


vento nenhum
parou para ouvir
o silêncio da noite

Alexandre Brito



Percebem o segredo, a beleza, a leveza? Em apenas três frases resumir todo o sentido de um fato, um ato, uma vida.
Por quê insisto em fazer da minha, um soneto, uma ilíada e não um simples "hai kai"?