sábado, 12 de setembro de 2009

Hai kai


Quando era adolescente, gostava de ler no jornal que meu pai comprava, as "tirinhas". Dentre elas, minha favorita era a que levava o título do post: Hai Kai

Decorei apenas uma, de tantas que li: Livre pensar, é só pensar.

Não me lembro do autor, mas gostava a simplicidade dos pensamentos.

Hoje sei que Hai kai é coisa de japonês, ao menos foi lá que começou esse jeito sintético de poetizar, o que me leva a pensar que tenha sido aí a origem da alta tecnologia deles. Conseguem por em um chip o mundo inteiro de informações.

Hai kai "é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade."

Alguns exemplos:

outro outono
no chão entre as folhas
sonhos de verão

Ricardo Silvestrin


Florada de ipês!
Meu pai também se alegrava
Em tarde como esta...

Teruko Oda


O ipê distraido
pinta de amarelo
a grama do parque


Jorge Fernando dos Santos



fera ferida
nunca desiste -
luta pela vida

Carlos Seabra


primavera
- até a flor do algodão
quer ser amarela

Wilson Bueno


vento nenhum
parou para ouvir
o silêncio da noite

Alexandre Brito



Percebem o segredo, a beleza, a leveza? Em apenas três frases resumir todo o sentido de um fato, um ato, uma vida.
Por quê insisto em fazer da minha, um soneto, uma ilíada e não um simples "hai kai"?

Nenhum comentário: