domingo, 4 de janeiro de 2009

Ensaio sobre a Carequice


Nada como sentir na própria pele, no caso na cabeça, para entender melhor e respeitar certas imposições da vida, ou do tempo, se for o caso.
Como é sabido, a reação mais visível às aplicações de quimioterapia é a queda dos cabelos.
No meu caso, no 14º dia começou a queda, no 16º passei máquina zero.
E começou aí uma nova e estranha experiência pra mim.
Claro que já tive contatos com pessoas desprovidas de cabelos na cabeça! Algumas como eu, por reação química, e outras, tendo como causa o tempo, a genética e outras. Mas nunca havia parado para pensar no que era realmente, ser careca.
Achava engraçada aquela marchinha de Carnaval "é dos carecas que elas gostam mais...", até por não imaginar que razões "elas" teriam para essa preferência.
Confesso que muitas vezes fui cruel, ao fazer brincadeiras com indivíduos que tentavam suprir a ausência, com adereços nada simpáticos.
Lembro especialmente de um, que chegava ao trabalho e tinha que passar sob a janela do meu departamento e, quando eu estava lá, não continha o riso e comentários com demais colegas. Também, vamos combinar que ele dirigia com o vidro do carro aberto e, nem sempre, a peruca resistia no lugar certo, acabando por provocar situações inusitadas (na verdade, engraçadas mesmo!) Isso sem contar que, ele não tinha apenas uma, era eclético e gostava de inovar em cores.
E eu, no alto da minha sabedoria (?????), pensava e, não contente em pensar, falava: Por que ele não assume a careca e pronto??? Todo mundo já sabe que ele é!!!!
Pois bem, agora eu sei!!!!
Não se pode imaginar a transformação na vida de uma pessoa que se vê sem os seus cabelos, na cabeça!!!
Aqueles que vão perdendo com o tempo, tem a vantagem de irem se acostumando gradualmente, mas, mesmo assim, não ficam isentos dos transtornos.
No meu caso, como é repentino, o susto é grande!
Sem contar a falta de informações:
Como se lava a careca: shampoo ou sabonete? Tem shampoo pra cabelo seco, oleoso, liso, encaracolado, mas não achei um pra sem cabelo!
Seca com toalha ou secador??
Sabiam que ela sente frio? Calor? Transpira? Fica sensível pra caramba?
Que tem os engraçadinhos que, além das piadinhas, tipo: bola de bilhar, aeroporto de pernilongo, querem passar a mão, como se fosse a barriga do Buda, pra dar sorte?????
Querem dar beijinhos, como se fossemos bebes?????

Tudo bem que há alguma vantagem nisso! Tinha que haver, certo? ECONOMIA!!!

Economia de energia, o banho fica mais rápido.
Economia do shampoo, condicionador ou sabonete.
Economia de energia (traveis), porque mesmo que vc opte por secar com o secador, é bem mais rápido que secar cabelos.
Economia de tempo, as perucas estão (devem estar) sempre penteadas, prontas para o uso.

Por tudo isso, e mais um pouco, somos criaturas que merecemos respeito.

Inclusive aqueles (tipo, euzinha!) que passam a usar adereços, no intuito de "disfarçar" ou "amenizar" a ausência dos cabelos, tipo: lenços, faixas e perucas, que além de suportar todos os desconfortos que mencionei, ainda estão sujeitos a suportá-los sob perucas quentes, que muitas vezes se recusam a ficar no lugar.
Conselho 1: Nunca vire a cabeça muito rapidamente, ela pode NÃO acompanhar seu movimento!
Conselho 2: Sempre que passar por um espelho, pare, olhe, verifique se a "dita" esta no lugar, principalmente depois de abraços calorosos.......esses são fatais!

Mas respeito mesmo, merecem os carecas assumidos! Tomei-me de amores por eles! Digo, os carecas mesmo! Aqueles que assumem a carequice sem subterfúgios, ainda que, eventualmente façam uso de algum adereço (chapéus ou bonés), o fazem com charme e elegância. Sem dúvida são seres especiais, dotados de sensibilidade, compreensão, auto confiança e, geralmente: inteligentes.
Tem coisa melhor que homem inteligente???? (Tá....até pode ter, mas não estou falando disso!)
Conheço alguns que, além de inteligentes são extremamente charmosos, cavalheiros, espirituosos, "xerosos" e tantas outras cositas mas.
Ou seja, passageira ou definitiva, a careca é um diferencial a ser considerado com respeito e admiração por quem a assume, sem constrangimento e com orgulho.

Portanto aderi a musica e passo a tê-la como uma Ode, um Hino:
Nós, nós os carecas

Com as mulheres somos maiorais
Pois na hora do aperto
É dos carecas que elas gostam mais

Não precisa ter vergonha
Pode tirar seu chapéu
Pra que cabelo? Pra que seu Queiroz?
Agora a coisa está pra nós, nós nós...

E não ria, um dia pode ser vc!!!!!!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Jamais riria! Pelo que vi, vc fica muito mais encanada com a careca do que as outras pessoas ao seu redor.

Não é chocante como vc pensa, porque o que conta é a sua personalidade. Que é forte, e se sobrepõe facilmente. :)

Fora que vc tem umas perucas lindonas! Hehehe!

Beijos!

Encontrando Dr. Hodgkin disse...

Ficar careca não é fácil mesmo...

Meu cabelo só começou a cair na 9ª quimio, depois de 4 meses em tratamento.
Fui então em busca do cabelo perdido: comprei uma peruca!

Meu cabelo sempre foi muito fininho e pouco, não tinha como aproveitá-lo para confeccionar uma peruca, então deixei ele comprido até começar a cair.

Estou me acostumando com a pré-carequice e com a peruca. Ah! A minha quase não sai do lugar, nem cai com o vento! Fica bem apertadinha na cabeça com poucos fios de cabelo que tenho agora, hehehe!

CrisAmarella disse...

Amei seu blog....parabens